quarta-feira, 18 de abril de 2012

Provinha Brasil 2013

IMPORTANTE! Provinha Brasil terá mudanças em 2013


     "O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que irá mudar o atual modelo da Provinha Brasil, para que sirva de instrumento para aferir a alfabetização de crianças até 8 anos de idade. A avaliação é aplicada desde 2008 aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e serve como diagnóstico para o próprio professor identificar o nível de alfabetização dos estudantes. Mas, até agora, os resultados do exame não são divulgados e o Ministério da Educação (MEC) não tem controle sobre esse indicador.
     A nova Provinha Brasil será ponto central do programa Alfabetização na Idade Certa, que o ministério pretende lançar em breve. De acordo com o ministro, o objetivo é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos. As mudanças serão aplicadas na edição de 2013."

                                                                                                                                            JORNAL DA MANHÃ - 28/03/12


    Sabemos, colegas educadores, que a Provinha Brasil é um instrumento de avaliação diagnóstica, que serve internamente para o professor conhecer o nível de aprendizagem dos alunos e esses resultados não têm uma divulgação.  A partir do que foi dito pelo ministro, há a perspectiva de se fazer uma mudança no sentido de ter uma abrangência maior, não só por amostragem e sim, sendo universal para todos os alunos que estão no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A partir daí haverá uma divulgação, constituindo um diagnóstico bem mais incisivo sobre a aprendizagem das crianças, o nível de aprendizagem e quais são os elementos que o professores precisam desenvolver na escola. Ficaremos atentos a essa mudança e torcendo que esses resultados sejam um ponto de partida para mudanças necessárias e significativas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário